Agora que sou Mãe – Flávia Calina

Conheci a Flávia Calina através do Youtube, meio por acaso, durante uma pesquisa sobre um tema de que nem me recordo. Acabei por ficar fascinada com o carisma dela e acabei por ir vendo os vários vídeos do seu canal.

Entretanto a Flávia Calina foi mãe 4 meses antes de mim e, nessa altura, já seguia o seu canal diariamente. Passei a acompanhar tudo o que publicava sobre gravidez, maternidade e, sobretudo, sobre educação e sobre o sistema Montessoriano.

Para além de ser uma excelente comunicadora, a Flávia Calina partilha muitos dos valores que considero essenciais num ser humano.

Se, em termos pessoais, me identifico e concordo com ela em coisas essenciais, em termos de educação infantil a coisa torna-se diferente. Senti no canal de Youtube dela um apoio enorme e maravilhoso para educar as minhas filhas (entretanto e curiosamente ficámos grávidas novamente quase ao mesmo tempo).

A minha experiência com crianças era praticamente nula e quando tive a minha primeira filha nos braços só não entrei em pânico porque tinha lido muitos livros sobre maternidade e assistido aos vídeos da Flávia Calina. Por isso, quando soube que a Flávia tinha escrito um livro, fazia-me todo o sentido lê-lo.

Acabei-o ontem e posso dizer que foi o melhor livro sobre maternidade que li (e já li muitos, sobretudo do meu querido Mário Cordeiro, por isso a concorrência era feroz).

Fiquei extremamente emocionada quando o acabei porque para além de me ter identificado totalmente com os sentimentos expressos no livro, sinto que ganhei ferramentas muito importantes para educar as minhas filhas da melhor forma: de forma a tentar proporcionar-lhes uma infância segura e feliz e a prepará-las o melhor possível para serem adultos tolerantes, confiantes, felizes e amáveis.

O livro da Flávia Calina fala-nos ao coração, numa linguagem de mãe, que todas conhecemos tão bem e alerta-nos para coisas nas quais não reparamos.

Ao ler o livro consegui perceber ainda melhor a importância de me tornar o maior exemplo de ser humano para as minhas filhas porque nada será tão marcante para a educação delas quanto a observação do comportamento dos pais. Isto é algo muito forte e muito importante. E, na minha opinião, essencial para todos os pais.

Este livro não tem, exatamente, um guia de ações práticas a ter com as crianças. O livro explica muito bem porque é que é importante agir de determinada forma com as crianças e de que forma todas as nossas palavras e ações influenciam os nossos filhos.

A Flávia é uma inspiração enorme não só como mãe mas também como pessoa: tolerante, empática, batalhadora e com vontade de aprender e melhorar constantemente.

Recomendo o livro a todas as mães e pais e mesmo a quem ainda não tem filhos. É um livro para refletir sobre a forma como educamos os adultos de amanhã, os homens e mulheres que vão gerir este planeta onde vivemos.

Podem espreitar o canal da Flávia calina aqui.

Podem comprar o livro aqui.

Nova Na Cidade

Ser sempre nova na cidade e a cidade ser nova para mim podia ser um estado de espírito. O que me define. G
osto de mudança, de novidade, de frescura.
A minha casa é a minha família. Todas as outras coisas podem ir mudando regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *